O Instituto João Calvino oferece o currículo teológico de uma forma rotativa.  Todos os anos, o IJC oferece o ano fundamental. Este ano tem uma grande ênfase nas línguas originais e outros cursos fundamentais e introdutórios para o estudo de teologia.

Além de oferecermos os cursos fundamentais, também ministraremos mais três anos de aulas, num ciclo teológico.  De uma forma rotativa, ofereceremos o primeiro ano, o segundo ano, e o terceiro ano do ciclo teológico.

Todo aluno irá começar seus estudos com os cursos do ano fundamental.  Depois, ele irá completar os três anos de estudos teológicos na ordem que são oferecidos pelo Instituto.  O aluno deve levar em consideração, na hora de escolher quais cursos ele quer seguir e quais ele vai deixar para mais tarde, que um curso oferecido neste ano só voltará a ser oferecido daqui a três anos.  Depois de completar o ano fundamental, e os três anos do ciclo teológico, o aluno terminará o seu curso com o ano de estágio.

Dependendo do ano no qual o aluno iniciar os seus estudos, a oferta de matérias será conforme uma das seguintes três opções:

A.  Ano fundamental, Primeiro ano, Segundo ano, Terceiro ano, Estágio.

B.  Ano fundamental, Segundo ano, Terceiro ano, Primeiro ano, Estágio.

C.  Ano fundamental, Terceiro ano, Primeiro ano, Segundo ano, Estágio.

Lista de Disciplinas

A não ser que esteja especificamente marcada como facultativa, cada disciplina é obrigatória para os alunos que estão seguindo o curso de Bacharel em Divindade.

Apologética

Apologética I – Introdução (1 crédito) 

Uma introdução à apologética reformada, incluindo um estudo da história da apologética Cristã.

Apologética II – Lógica (1 crédito)

Uma introdução à Lógica: a importância da lógica para apologética, os termos e conceitos usados na lógica, como estruturar um argumento válido, e como identificar um argumento falacioso.

Apologética III – o método pressuposicional de Van Til (1 crédito)

Um estudo e uma avaliação crítica do método transcendental, pressuposicional de fazer apologética

Apologetica IV – trabalho independente (1 crédito)

O aluno, supervisionado por um professor, irá desenvolver um trabalho sobre um aspecto de apologética que é relevante e atual para a situação e contexto da Igreja brasileira. O aluno entregará um trabalho de 3000 palavras, junto com um panfleto apologético de 750 palavras que é baseado no conteúdo e conclusões do trabalho feito.

Canônica

Introdução AT (2 créditos)

Estudo sobre a origem e caráter específico dos livros do Antigo Testamento. Haverá uma discussão sobre o autor, a data, o conteúdo, e a estrutura. Também será abordado a questão do lugar e propósito do livro no cânon.

Introdução NT (2 créditos)

Estudo sobre a origem e caráter específico dos livros do Novo Testamento. Haverá uma discussão sobre o autor, a data, o conteúdo, e a estrutura. Também será abordado a questão do lugar e propósito do livro no cânon.

Catequese

Catequese I (1 crédito)

Uma introdução aos princípios, história, e a prática de catequese, com ênfase sobre como montar um currículo para catequese. Os princípios pedagógicos relacionados com catequese serão estudados.

Catequese II (1 crédito)

O aluno deve ensinar uma aula de catequese durante um ano. Ele será avaliado por escrito pelos oficiais da Igreja aonde ele está ensinando.

Diaconiologia

Princípios bíblicos sobre a igreja, seus ministérios e ofícios, com especial atenção ao ministério da Palavra.

Diaconiologia II (1 crédito)

Princípios bíblicos sobre a igreja, seus ministérios e ofícios, com especial atenção ao ofício do presbítero.

Diaconiologia III (1 crédito)

Princípios bíblicos sobre a igreja, seus ministérios e ofícios, com especial atenção ao ofício do diácono.

Evangelização

Evangelização I (1 crédito)

Um estudo sobre o trabalho evangelístico da Igreja, as várias maneiras que este trabalho tem sido abordado historicamente e atualmente, e princípios bíblicos sobre como o trabalho de evangelização deve ser organizado e desenvolvido.

Evangelização II (1 crédito)

Estudo independente, supervisionado por um professor. O aluno irá desenvolver um estudo sobre um aspecto de evangelização. O trabalho será entregue ao professor. O aluno irá preparar uma apostilha contendo um resumo do seu trabalho feito, e com algumas perguntas para discussão. Fazendo uso desta apostilha, ele dirigirá um estudo numa congregação para melhor preparar e encorajar os membros da igreja no trabalho da evangelização.

Exegese

Exegese AT I (2 créditos)

Alguns textos do Pentateuco serão estudados. O aluno aprenderá como aplicar o conhecimento de manuscritologia e Hebraico para estabelecer o texto, usando o aparato crítico da Biblia Hebraica Stuttgartensia, para fazer uma tradução própria e uma comparação entre a sua tradução, o texto original, e outras traduções antigas e modernas em várias línguas, e para assim chegar a uma conclusão sobre o significado e a mensagem da perícope.

Exegese AT II (2 créditos)

Alguns textos selecionados dos profetas maiores serão estudados.

Exegese AT III (4 créditos)

Alguns textos selecionados dos profetas menores e dos livros poéticos serão estudados.

Exegese AT IV (6 créditos)

Neste curso, o professor e os alunos irão, na primeira semana, selecionar um livro ou uma parte de um livro no AT, dividindo a seleção em 5 seções. Ainda na primeira semana, eles irão estudar as questões introdutórias sobre o livro selecionado. Nas próximas 5 semanas (15 horas de aula por semana), eles farão exegese das 5 perícopes selecionadas. O professor guiará os alunos pelo processo de escolher o perícope e o texto para pregação; estabelecer o texto original; traduzir o texto escolhido; e descobrir o significado e mensagem do texto. Cada semana, a exegese feita será usada para estabelecer uma proposta de tema e pontos que poderiam ser usados para uma pregação sobre o perícope.

Exegese AT V (2 créditos)

Este curso é somente para estagiários. O estagiário escolherá 4 perícopes no AT (1 do Pentateuco, 1 dos profetas maiores, 1 dos profetas menores, e 1 dos livros poéticos). Ele entregará um trabalho escrito de 3000 palavras sobre cada perícope. Junto com o trabalho exegético ele apresentará uma pregação escrita, baseado na mesma perícope.

Exegese NT I (2 créditos)

Alguns textos dos Evangelhos serão estudados. O aluno aprenderá como aplicar o conhecimento de manuscritologia e Hebraico para estabelecer o texto, usando o aparato crítico do Novo Testamento em grego, para fazer uma tradução própria e uma comparação entre a sua tradução, o texto original, e outras traduções antigas e modernas em várias línguas, e para assim chegar a uma conclusão sobre o significado e a mensagem da perícope.

Exegese NT II (2 créditos)

Alguns textos selecionados de Atos serão estudados.

Exegese NT III (4 créditos)

Alguns textos selecionados das epístolas serão estudados.

Exegese NT IV (6 créditos)

Neste curso, o professor e os alunos irão, na primeira semana, selecionar um livro ou uma parte de um livro no NT (normalmente Hebreus ou Apocalipse), dividindo a seleção em 5 seções. Ainda na primeira semana, eles irão estudar as questões introdutórias sobre o livro selecionado. Nas próximas 5 semanas (15 horas de aula por semana), eles farão exegese das 5 perícopes selecionadas. O professor guiará os alunos pelo processo de escolher o perícope e o texto para pregação; estabelecer o texto original; traduzir o texto escolhido; e descobrir o significado e mensagem do texto. Cada semana, a exegese feita será usada para estabelecer uma proposta de tema e pontos que poderiam ser usados para uma pregação sobre o perícope.

Exegese NT V (2 créditos) – trabalho independente

O estagiário escolherá 4 perícopes no NT (1 dos evangelhos ou Atos, 1 das cartas gerais, 1 das cartas pastorais, e 1 de Apocalipse). Ele entregará um trabalho escrito de 3000 palavras sobre cada perícope. Junto com o trabalho exegético ele apresentará uma pregação escrita, baseado na mesma perícope.

Este curso é somente para estagiários.

Ética

Ética I (1 crédito)

Introdução ao estudo da ética, e uma exposição detalhada dos 10 mandamentos.

Ética II (1 crédito)

Este curso é composto de 3 oficinas intensivas (cada uma de 5 horas). Cada oficina tratará uma questão ética relevante e atual para o contexto das Igrejas no Brasil. O aluno entregará um resumo de 1000 palavras dentro de 2 semanas depois do encerramento de cada oficina.

Filosofia

Filosofia (2 créditos)

Uma introdução à filosofia, a história da filosofia, e o relacionamento entre filosofia e teologia.

Grego do NT

Grego do NT – Introdução (6 créditos)

Uma introdução ao grego usado no NT.

Grego do NT II (6 créditos)

Um curso de leitura e tradução rápida nos evangelhos. O aluno usará somente o texto grego na sala de aula, e chegará na aula preparado para ler e traduzir o texto. Qualquer ponto importante de gramática ou sintaxe será estudado mas profundamente.

Grego do NT III (5 créditos)

Um curso de leitura e tradução rápida nas cartas e epístolas do NT. O aluno usará somente o texto grego na sala de aula, e chegará na aula preparado para ler e traduzir o texto. Qualquer ponto importante de gramática ou sintaxe será estudado mas profundamente.

Grego do NT IV (4 créditos)

Um curso de leitura e tradução rápida nos livros de Hebreus e Apocalipse. O aluno usará somente o texto grego na sala de aula, e chegará na aula preparado para ler e traduzir o texto. Qualquer ponto importante de gramática ou sintaxe será estudado mas profundamente.

Hebraico

Hebraico do AT – Introdução (6 créditos)

Introdução ao hebraico do Antigo Testamento.

Hebraico II (6 créditos)

Um curso de leitura e tradução rápida no Pentateuco. O aluno usará somente o texto hebraico na sala de aula, e chegará na aula preparado para ler e traduzir o texto. Qualquer ponto importante de gramática ou sintaxe será estudado mas profundamente.

Hebraico III (5 créditos)

Um curso de leitura e tradução rápida nos profetas do AT. O aluno usará somente o texto hebraico na sala de aula, e chegará na aula preparado para ler e traduzir o texto. Qualquer ponto importante de gramática ou sintaxe será estudado mas profundamente.

Hebraico IV (4 créditos)

Um curso de leitura e tradução rápida nos livros poéticos do AT. O aluno usará somente o texto hebraico na sala de aula, e chegará na aula preparado para ler e traduzir o texto. Qualquer ponto importante de gramática ou sintaxe será estudado mas profundamente.

Hermenêutica

Hermenêutica I (2 créditos)

Introdução à Hermenêutica.

Texto usado: Louis Berkhof. Princípios de Interpretação Bíblica.

Hermenêutica II (1 crédito)

Estudos avançados na hermenêutica, usando o livro do Dr. Paulo Anglada.

Hermenêutica III (1 crédito)

Estudos avançados na hermenêutica, usando o livro do Dr. Paulo Anglada.

História da Igreja

História da Igreja I (4 créditos)

Uma analise da história da Igreja de Deus desde o princípio até o fim do período intertestementário. Este curso procura situar o desenvolvimento da história da Igreja no contexto do mundo antigo, fazendo uso também de fontes extra-bíblicas para mostrar o contexto literário, cultural, e arqueológico no qual a Igreja vivia em meio deste mundo. Também tratará das instituições fundamentais que funcionavam na Igreja desta época, como a profecia, o sistema sacrificial, e a monarquia, entre outras.

História da Igreja II (1 crédito)

Este curso introdutório analisa o contexto histórico, cultural, religioso e arqueológico no qual os eventos do NT aconteceram e foram registrados.

História da Igreja III (2 créditos)

A história da Igreja durante o período patrístico.

História da Igreja IV (2 créditos)

A história da Igreja da época patrística até a Reforma

História da Igreja V (2 créditos)

A história da Grande Reforma

História da Igreja VI (2 créditos)

A história desde a Grande Reforma até o fim do século XIX.

História da Igreja VII – trabalho independente (2 créditos)

O aluno irá desenvolver um trabalho de 5000 palavras, descrevendo a história no Brasil da confederação da qual ele faz parte.

Homilética

Homilética I (2 créditos)

Introdução à Homilética, usando o livro de Dr. Paulo Anglada, Introdução à Pregação Reformada”, capítulos 1-5

Homilética II (2 créditos)

Estudo dos capítulos 6-8 do livro de Dr. Paulo Anglada, Introdução à Pregação Reformada. Neste curso haverá exercícios práticos para demonstrar vários aspectos da homilética e oratório.

Homilética III (2 créditos)

Cada aluno apresentará, durante o ano letivo, 2 pregações-propostas no seu segundo ano, 4 no terceiro ano, e 6 no seu quarto ano de estudos. Haverá uma aula semanal durante a qual as pregações-propostas serão apresentadas. O aluno será avaliado pelo professor e também pelos demais alunos.

Homilética IV (2 créditos)

Cada aluno apresentará, durante o ano letivo, 2 pregações-propostas no seu segundo ano, 4 no terceiro ano, e 6 no seu quarto ano de estudos. Haverá uma aula semanal durante a qual as pregações-propostas serão apresentadas. O aluno será avaliado pelo professor e também pelos demais alunos.

Homilética V (2 créditos)

Cada aluno apresentará, durante o ano letivo, 2 pregações-propostas no seu segundo ano, 4 no terceiro ano, e 6 no seu quarto ano de estudos. Haverá uma aula semanal durante a qual as pregações-propostas serão apresentadas. O aluno será avaliado pelo professor e também pelos demais alunos.

Homilética VI (2 créditos) – trabalho independente

O aluno, durante seu estágio, preparará 3 pregações por mês no primeiro semestre, e 6 pregações por mês no segundo semestre. Ele entregará uma cópia escrita que será avaliada pelo professor antes que seja pregada num culto público. Os presbíteros da igreja aonde o aluno está estagiando avaliarão a apresentação do sermão e entregarão a ficha de avaliação ao seminário mensalmente.

Inglês

Inglês I (2 créditos)

Inglês básico: uma introdução à língua inglesa.

Inglês II (2 créditos)

Compreensão de textos básicos. Neste curso o aluno irá desenvolver a capacidade de ler e entender textos básicos escritos na língua inglesa.

Inglês III (2 créditos)

Compreensão de textos teológicos. Neste curso o aluno irá desenvolver a capacidade de ler e entender textos teológicos básicos escritos na língua inglesa.

Inglês IV (1 crédito)

Compreensão de textos teológicos.

Inglês V (1 crédito)

Compreensão de textos teológicos avançados. Neste curso o aluno irá ter contato com textos teológicos complexos em inglês moderno e inglês antigo.

Liturgia

Liturgia (2 créditos)

Um estudo dos princípios, desenvolvimento histórico, e prática de culto da Igreja Cristã. Atenção especial é dado ao pano de fundo histórico das formas litúrgicas de Dort.

Manuscritologia

Manuscritologia AT (2 créditos)

Um estudo da transmissão do texto hebraico, a história e significância das versões, e a história e prática da crítica textual.

Manuscritologia NT (2 créditos)

Um estudo da transmissão do texto grego, a história e significância das versões, e a história e prática da crítica textual.

Metodologia Científica

Metodologia Científica (2 créditos)

Missiologia

Missiologia I (1 crédito)

Uma introdução às missões globais da Igreja. Inclui uma discussão sobre os princípiosmissiológicos, a história de missões, e a metodologia de missões.

Missiologia II (1 crédito) – curso facultativo

A teoria reformada de missões é comparada com outras abordagens na história e em nossos tempos. Este curso é oferecido somente quando há um pedido específico. Se há poucos alunos, este curso será administrado como um trabalho independente, supervisionado por um professor.

Missiologia III (1 crédito) – curso facultativo

A missão transcultural é abordada à luz da Bíblia, confissões, história da Igreja, e pensamento e prática reformados. Este curso é oferecido somente quando há um pedido específico. Se há poucos alunos, este curso será administrado como um trabalho independente, supervisionado por um professor.

Missiologia IV (1 crédito) – curso facultativo

A missão urbana é abordada à luz da Bíblia, confissões, história da Igreja, e pensamento e prática reformados Este curso é oferecido somente quando há um pedido específico. Se há poucos alunos, este curso será administrado como um trabalho independente, supervisionado por um professor.

Ordem e Disciplina Eclesiástica

Ordem e Disciplina Eclesiástica I (1 crédito)

Uma introdução à política eclesiástica reformada, o seu caráter e lugar na divisão das disciplinas teológicas. A natureza e história do Regimento Eclesiástico são discutidos, e comparados com outras formas de governo eclesiástico. Alguns artigos da primeira seção do Regimento (“Os Ofícios”) são estudados detalhadamente.

Ordem e Disciplina Eclesiástica II (1 crédito)

Um estudo detalhado de vários aspectos de alguns artigos selecionados da segunda parte do Regimento de Dort (“As assembléias eclesiásticas”)

Ordem e Disciplina Eclesiástica III (1 crédito)

Um estudo detalhado de vários aspectos de alguns artigos selecionados da terceira e da quarta parte do Regimento de Dort (“Os cultos públicos e sacramentos” e “A disciplina eclesiástica”).

Poimênica

Poimênica I (1 crédito)

Um estudo dos princípios e prática do cuidado pastoral e diaconal de indivíduos e famílias na Igreja de Cristo.

Poimênica II (1 crédito)

Um estudo dos princípios e prática do cuidado pastoral e diaconal de indivíduos e famílias na Igreja de Cristo.

Poimênica III (1 crédito)

Um estudo dos princípios e prática do cuidado pastoral e diaconal de indivíduos e famílias na Igreja de Cristo.

Simbólica

Simbólica I (1 crédito)

A simbólica é o estudo dos símbolos (credos e confissões) da Igreja. Este curso introdutório trata das questões fundamentais do estudo da simbólica: a natureza, caráter, origem, propósito e importância dos credos e confissões.

Simbólica II (2 créditos)

Estudo da natureza, caráter, origem, desenvolvimento, texto, propósito, importância do Catecismo de Heidelberg.

Simbólica III (2 créditos)

Estudo da natureza, caráter, origem, desenvolvimento, texto, propósito, importância da Confissão Belga.

Simbólica IV (2 créditos)

Estudo da natureza, caráter, origem, desenvolvimento, texto, propósito, importância dos Cânones de Dort.

Teologia Sistemática

Introdução à Teologia (2 créditos)

Este curso aborda a seguinte questão: “O que é a teologia do ponto de vista reformado?” Temas abordados incluem: o que a teologia estuda, qual a relação entre a teologia e as demais disciplinas acadêmicas, e a divisão de teologia.

Teologia Sistemática I (4 créditos)

Teologia e Antropologia: um estudo sobre a auto-revelação de Deus, a cognoscibilidade, atributos, predestinação e obras divinos; a natureza do homem, sua queda em pecado; a aliança.

Teologia Sistemática II (3 créditos)

Cristologia: um estudo sobre a pessoa, naturezas, estados, e ofício tríplice de Cristo; a expiação.

Teologia Sistemática III (3 créditos)

Pneumatologia: A pessoa e obra do Espírito Santo na sua aplicação da obra de Cristo na e em prol da Igreja através da vocação, regeneração, conversão, fé, justificação, e santificação.

Livro texto: O Espírito Santo por Sinclair Ferguson (Editora Os Puritanos)

Teologia Sistemática IV (2 créditos)

Eclesiologia: um estudo do ensinamento das Sagradas Escrituras com respeito à Igreja, dando atenção especial à natureza e necessidade dos ofícios eclesiásticos, os atributos e marcas da Igreja, os meios da graça, incluindo a pregação e os santos sacramentos. Um estudo exegético e histórico dos princípios escriturísticos para a organização da igreja neo-testementária.

Teologia Sistemática V (2 créditos)

Escatologia: um estudo sobre escatalogia pessoal e geral, incluindo um tratamento do estado intermediário, a volta de Cristo, o milênio, a ressurreição, e o último juízo.