Descrição do curso:

O Bacharel em Divindade é um curso que visa proporcionar uma preparação de profunda piedade e alto nível acadêmico para homens que desejam servir a Igreja como ministros da Palavra e dos Sacramentos.

Exigências para completar o curso:

Para completar as exigências do Bacharel, é necessário cumprir pelo menos 160 créditos ou 2400 horas de aulas, trabalhos independentes e estágio.  Cada crédito é o equivalente a 15 horas na sala de aula. Por exemplo, um curso que vale 1 crédito pode ser oferecido em uma semana intensiva, com três horas de aula por dia, durante cinco dias.

É possível completar o Bacharel em Divindade em 5 anos, mas o aluno pode demorar até 9 anos para terminar o seu curso. Matérias seguidas há mais de 9 anos não serão mais aceitos e não terão validade para completar o Bacharel em Divindade.

Quem pode se matricular no curso:

Só pode se matricular no curso de Bacharel em Divindade o aluno que:

  1. é membro comungante de uma Igreja Cristã;
  2. é do sexo masculino;
  3. apresenta um testemunho de doutrina ortodoxa e vida piedosa, assinado por seus pastores e presbíteros;
  4. apresenta comprovante de ter sido oficialmente aprovado como seminarista por uma Igreja;
  5. completou o Ensino Médio;
  6. conseguiu nota igual ou superior a 7,0 no exame vestibular do Instituto João Calvino;
  7. assinou o termo de compromisso confessional com o Instituto João Calvino;
  8. assinou o termo de compromisso de comportamento Cristão.

Reconhecimento e nível acadêmico:

Por via de regra, todos os cursos serão ministrados por professores com Mestrado ou Doutorado. O Instituto João Calvino não oferece um Bacharel reconhecido pelo MEC, pois o reconhecimento pelo MEC implica necessariamente a perda da integridade confessional e bíblica.  Portanto, o Bacharel em Divindade é um curso de teologia livre, que visa o preparo do aluno para servir como pastor na Igreja.  O direito de Instituições de Ensino Teológico funcionarem livremente e oferecerem cursos para a edificação e desenvolvimento dos membros da Igreja é garantido pela Constituição da República Federativa do Brasil.  

Alunos que recebem o Bacharel em Divindade e posteriormente queiram um diploma reconhecido pelo MEC podem aproveitar dos serviços, oferecidos por várias instituições, que proporcionam diplomas reconhecidos para alunos que seguiram um curso de teologia livre.

Alunos que recebem o Bacharel em Divindade e queiram continuar seus estudos nos seminários reconhecidamente Reformados nos Estados Unidos não deverão enfrentar dificuldades para entrar nos cursos de Mestrado.

Reconhecimento eclesiástico:

Muito embora que seja feito num ambiente de profunda espiritualidade e piedade bíblicas, o Instituto João Calvino oferece apenas a formação acadêmica em teologia para homens que desejam entrar no ofício de ministro da Palavra e dos Sacramentos.  O recebimento do Bacharel em Divindade não garante, em hipótese algum, que o aluno seja reconhecido como pastor.  É a Igreja, nos seus concílios, que é responsável para avaliar e ordenar homens para os ofícios.  A concessão do Bacharel em Divindade constata que o aluno recebeu a formação teológica adequada e apropriada para alguém que possivelmente será chamado e ordenado posteriormente pela Igreja.

Matérias oferecidas:

O Instituto João Calvino trabalha com um ciclo teológico de três anos.  Isto significa que todos os anos, serão oferecidas as matérias introdutórias e fundamentais, e também as matérias relacionadas ao estágio.  Além destes, o Instituto oferecerá as matérias de um dos três anos do ciclo teológico. Para saber mais sobre o ciclo teológico e o conteúdo das matérias, veja aqui.

Para se matricular no curso Bacharel em Divindade, veja  Quero me matricular.